A influência das manifestações populares e tradição oral no processo de criação artística

Aqui registrarei várias opiniões e alguns resultados do trabalho que estou desenvolvendo no PC Aldeia Taboka Grande.Isabel Viana
O carnaval na Aldeia Taboka Grande, as entrevistas e descobertas que vem sendo feitas em nossas conversas com os mais velhos, experimentações em sala de aula, nos têm revelado um universo de grandes possibilidades.Acredito que a cultura popular fica registrada de tal forma no indivíduo que não precisa ele ter consciência de alumas manifestações,no sentido de saber que tal coisa existe, pois ele reage a ela mesmo sem notar..isso fica perfeitamnete nítido na forma como certas pessoas dançam,no gosto por certas comidas..são coisas que não explicamos, apenas dançamos ou comemos!!
A variação de lendas que estão representadas nos bonecos gigantes da Aldeia Taboka Grande nos traz à tona um ambinete escondido,a força da água,da terra,do ser humano e das forças feminino e masculino,nos reaproximam de muitos mitos indígenas, a queima dos tambores,ritual que acontece para abrir os festejos de carnaval, nos chega como um rito de transformação e nos remete aos rituais de caboclos da mata, ou dos quilombolas de algum lugar distante.Tudo está emperfeita harmonia,tudo semistura no inconsciente coletivo.
As tradições populares, enquanto instrumento de criação, nos possibilita a aproximação com o indivíduo de maneira integral a partir do momento que nos coloca diante de nossos aspectos ancestrais.Uma roda de capoeira,não é só uma roda onde duas pessoas jogam,dançam..é também a representação da roda da vida,uma hora se cai,outrora se derruba,às vezes agimos sorrateiramente,outras no impulso,todas essas nuances são necessárias no processo de criação do ator, pois tornam-se representações de algo que se quer comunicar.Toda essa gama de sentimentos,emoções e formas corporais que aparecem nas brincadeiras populares, como Boi,Capoeira,Reisados,Rodas de Jongo, disponobilizam nosso corpo para uma qualidade não cotidiana e sim representativa,simbólica do que é a vida.
Dessa maneira vamos descobrindo possibilidades de assimilar o resultado de um processo criativo a partir das influências que ele sofre.
Isabel Viana-idealizadora do projeto Encantos da Aldeia-análise das influências das manifestções populares no processo de criação artística.(Prêmio Interações Estéticas,2009)